20 de Setembro, 2023 info@soochy.com

Vendas online de moda crescem na Europa

Até 2026, as vendas através da internet de artigos de moda deverão aumentar 18% na Europa, impulsionadas pela adesão dos consumidores a plataformas de produtos em segunda-mão.

Segundo o estudo “Top 250 Fashion & Beauty Retail Europe” publicado pela Cross-Border Commerce Europe, o mercado europeu de compras online de artigos de moda e beleza registou um volume de negócios de 122 mil milhões de euros em 2022, 45 mil milhões de euros dos quais realizados em compras fora das fronteiras do país de origem do consumidor, e deverá atingir 144 mil milhões de euros em 2026, o que representará um crescimento de 18%.

Uma trajetória de crescimento que a Cross-Border Commerce Europe afirma ser apoiada pela presença de marketplaces C2C (entre consumidores), que oferecem moda em segunda-mão e opções de revenda sustentáveis.

A pressão da inflação e as interrupções nas cadeias de aprovisionamento provocadas pela instabilidade geopolítica, sobretudo devido à guerra na Ucrânia, estão a influenciar progressivamente os comportamentos de compra dos consumidores, aponta o estudo. «A escalada da inflação leva a uma redução do rendimento disponível dos consumidores, levando-os a dar prioridade a compras essenciais e a reduzir o seu consumo de moda e beleza», justifica.

O mercado de moda em segunda-mão, impulsionado pelas plataformas de venda C2C, deverá continuar a ganhar importância, com a Cross-Border Commerce Europe a antecipar que quase uma em cada seis compras online de moda seja feita neste tipo de plataforma em 2026. «A eficiência de custos e a sustentabilidade estão a aumentar o interesse do consumidor na moda em segunda-mão», sublinha.

No total, o mercado de retalho online B2C (entre empresas e consumidores) na UE ascendeu a 729 mil milhões de euros em 2022, com a categoria moda e beleza a representar uma quota de 17% desse valor. No mercado total, incluindo lojas físicas, o volume de negócios na área da moda e beleza atingiu 489 mil milhões de euros, com as vendas online a representarem 25% desse valor, uma quota que deverá aumentar para 28% até 2026.

Zalando lidera

O estudo revela ainda os 250 maiores players no sector da moda e beleza que operam no mercado europeu (incluindo a UE, Reino Unido, Suíça e Noruega) através de plataformas B2C e C2C.

Vinted [©Vinted]

A Zalando é a principal plataforma online de venda de moda, com uma quota de 9,8%, seguida pela Shein, a Vinted, a StockX e a Nike.

Plataformas de vendas C2C como a Vinted estão a registar fortes crescimentos, tendo já uma quota de 1,94% do mercado de moda online, com a Cross-Border Commerce Europe a antecipar uma expansão maior no futuro. «Outros concorrentes promissores dentro da categoria dos marketplaces de revenda C2C incluem o Taobao, Vestiaire Collective, Grailed e Poshmark», enumera.

Em termos geográficos, consumidores de países como o Reino Unido parecem preferir vendedores americanos e chineses, enquanto os franceses e alemães revelam uma forte preferência por empresas europeias.

Na categoria de marcas de desporto, os principais players nas vendas online são a Nike, a Adidas, a Converse, a Asics e a Salomon.

Receba mais informações acerca do Projeto e dos apoios à Internacionalização do CENIT

Contactos

CENIT – Centro de Inteligência Têxtil
Avenida da Boavista, n.º 3523 – 7º andar
4100-139 Porto | Portugal
t. +351 226 191 010
marleneoliveira@cenit.pt

CENIT – Centro de Inteligência Têxtil
Avenida da Boavista, n.º 3523 – 7º andar
4100-139 Porto | Portugal
t. +351 226 191 010
marleneoliveira@cenit.pt

Conheça a estratégia de promoção do setor MODAPORTUGAL

© 2023 100MODAPORTUGAL™
Logos-footer

© 2023 CENIT – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

contact-section